Cobrança imprópria e parcelamento abusivo

Solere Consumidor Online - Cobrança imprópria e parcelamento abusivo

O consumidor deve ficar cauteloso à cobrança imprópria e parcelamento abusivo.

As pessoas ao comprarem algo acabam não reparando no valor das parcelas, muitas vezes os juros chegam a representar 100% do valor das peças adquiridas, sem o consentimento do cliente.

Sites de reclamações como o Reclame Aqui costuma registrar inúmeras reclamações dos consumidores a respeito de parcelas indevidas e cobranças abusivas de juros, principalmente no caso de lojas de departamentos. Em alguns episódios, a loja parcela automaticamente (e sem consultar o cliente) em mais vezes do que o almejado. Em outras ocorrências, um número elevado de prestações é a condição para realizar o parcelamento. Por não poder arcar com o pagamento à vista ou por desinformação, muitos consumidores acabam cedendo à estratégia das empresas e pagando juros abusivos.

O parcelamento nas compras representa hoje algo em torno de 80% das aquisições do mercado, sendo o parcelamento por cartões de crédito a de maior representatividade, muito embora os juros aplicados sejam exorbitantes.

Em época de crise o vendedor se aproveita, algumas lojas de departamentos desestimulam a compra à vista e motiva a compra a prazo colocado.

O estabelecimento comercial precisa incluir as taxas nos seus custos e não os discriminam nas compras. É de notório saber que as taxas cobradas no Brasil pelas administradoras dos cartões são muito altas, especialmente para pequenos e médios empreendedores, todavia, o consumidor não pode ser responsabilizado por isso.

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