Crediário e cartão de crédito são campeões em negativar consumidores

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Crediário e cartão de crédito são campeões em negativar consumidores.

Desde alguns anos, exceder o limite do cartão de crédito é bastante comum. De acordo com os dados fornecidos pelo Serviço de Proteção ao Crédito Brasil, 58% dos consumidores brasileiros (homens e mulheres) atrasaram as prestações e 48% representa os que se encontram com o boleto do cartão de crédito em aberto. Consequentemente, ficaram negativados no ano anterior. Já o cheque especial (30%) foi a modalidade que menos deixou quem utiliza o serviço com nome sujo.

O diagnóstico indica que parte de seus usuários costumam analisar as tarifas e os juros praticados ao fazer qualquer financiamento (71%) ou adquirir um empréstimo (70%). Enquanto 45% ignoram totalmente as taxas do cheque especial e três entre dez (30%) reconhecem que não avaliam os encargos do cartão de crédito no momento de aceitar tal proposta.

Sobre os recursos utilizados:

  • 85% ficam atentos ao cheque pré-datado
  • 77% nas parcelas do financiamento
  • Cartão de crédito (30%) e crediário (31%) são os recursos que apresentam menor atenção da parte dos consumidores.

Atitudes compulsivas ou comportamentos incontroláveis com compras podem trazer graves consequências financeiras aos consumidores, ao aceitarem propostas de cartão de crédito, sem ao menos questionar as reais necessidades. Segundo o resultado das pesquisas, 4/10 brasileiros, ou seja, 41% aceitam ofertas de cartões de crédito de instituições financeiras ou estabelecimentos comerciais (lojas). 15% dos consumidores aceitam com isenção da tal “anuidade”. 7% por que apreciam ter crédito disponível e 3 % contratam sem analisar condições.

O cartão de crédito ainda permanece o recurso mais utilizado do últimos anos, seguido do crediário (boleto carnê, cartão de loja. na rabiola, constam o limite de cheque especial, empréstimo consignado e pessoal em bancos.

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