Cliente indenizado por descontarem seu cheque pré-datado antes do prazo

Solere Consumidor Online - Cliente indenizado por descontarem seu cheque pré-datado antes do prazo

Direito do consumidor – Cheque pré datado.

Cliente indenizado por descontarem seu cheque pré-datado antes do prazo.

O desconto do cheque pré-datado antes do prazo pode gerar dano ao proprietário deve ser indenizado. De acordo com esse raciocínio, o 2º Juizado Especial Cível de Brasília sentenciou um banco a pagar R$ 2 mil de danos morais a uma correntista.

O lesado teve seu cheque em benfeitoria da autora foi entregue ao banco por força do contrato de custódia de cheques pós-datados. Porém, o citado cheque foi depositado pela instituição financeira um mês antes da data do vencimento.

De acordo com a juíza, ao permitir a compensação antes do vencimento, o banco violou o contrato de custódia e prestou serviço conflitante com a segurança que se almejava, de acordo com a julgadora.

A multa de R$ 2mil, segundo a juíza foi em conformidade do cliente ter seus princípios da razoabilidade e proporcionalidade e a capacidade econômica das partes, assim como a natureza, a intensidade e a repercussão do dano. Com informações da Assessoria de Imprensa do TJ-DF.

Caso você se sinta lesado de alguma forma, acesse a plataforma do advogado online para defesa do consumidor e saiba como defender seus direitos.

Compartilhar este post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados