Procon-SP notificou o Facebook sobre vazamento de dados de brasileiros.

Solere Consumidor Online - Procon-SP notificou o Facebook sobre vazamento de dados de brasileiros

Procon-SP notificado Facebook sobre vazamento de dados de brasileiros.

O Facebook nesse ano de 2018 vem passando por momentos agitados, a empresa vem sofrendo críticas e processos ligados ao vazamento de dados de seus usuários, há pouco tempo, inclusive o CEO Mark Zuckerberg, teve de passar por uma extensa sessão de perguntas do Congresso dos Estados Unidos a respeito dos impasses sofridos pela empresa. Recentemente, foi o momento do Brasil requerer seus direitos, o Procon de São Paulo o reivindicou esclarecimentos sobre  o vazamento de dados.

O Procon-SP notificou o Facebook Brasil na pretensão de obter esclarecimento sobre o vazamento de dados de usuários, explorados pela Cambridge Analytica, empresa de consultoria política que usou as informações, por exemplo, para a campanha presidencial de Donald Trump. Cerca de 443 mil usuários brasileiros tiveram seus dados capturados pela empresa durante o período verificado.

Conforme foi comunicado pelo Procon o Facebook Brasil foi notificado no dia 6 de abril. Em nota para a imprensa, a empresa informou que “nada é mais importante do que proteger a privacidade das pessoas, e estamos determinados a acertar isso. No caso citado, vamos apresentar as informações necessárias”.

O Brasil foi o 8º país com o maior número de usuários capturados pela Cambridge Analytica. Os Estados Unidos ficaram em 1º, com 70,6 milhões de usuários afetados, seguindo de Filipinas, com 1,175 milhão, Indonésia, com 1,09 milhão, e Reino Unido, com 1,079 milhão.

A Cambridge Analytica conseguia ter acesso a dados públicos de usuários e seus contatos através de um teste dentro do Facebook. Após o usuário permitir o acesso, a empresa registrava dados como páginas curtidas, dados públicos e informações dos contatos dos afetados.

Caso você se sinta lesado de alguma forma, acesse a plataforma do advogado online para defesa do consumidor e saiba como defender seus direitos.

Compartilhar este post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados