Facebook começa a ser investigado por consumidores dos EUA.

Solere Consumidor Online - Facebook começa a ser investigado por consumidores dos EUA

Facebook começa a ser investigado por consumidores dos EUA.

Teve inicio nos EUA uma apuração pelo FTC (Comissão Federal do Comércio, na sigla em inglês), a instauração feita pela agência de proteção do consumidor e de defesa da concorrência dos EUA, foi comunicado que teve início oficial das investigações no dia 26 de março, apurando as práticas de proteção da privacidade do  Facebook, após o escândalo da Combridge Analytica, ao qual houve dados roubados de 50 milhões de usuários da rede social de forma imprópria.

O diretor interino da divisão de proteção ao consumidor da FCT, Tom Pahl, declarou que “encara com muita seriedade as recentes reportagens que apontaram preocupações substanciais quanto às práticas de proteção da privacidade no Facebook”. Ele além disso sobreavisa para o fato de que a comissão está empenhada em proceder em posição a empresas que deixem de cumprir suas promessas quanto à privacidade de usuários.

As buscas poderão gerar multa para a rede social, pois ela assinou um acordo em 2011 com a FTC ao qual um dos termos era o comprometimento a indicar nitidamente aos seus clientes que os dados estariam sendo compartilhados com terceiros. Estando afirmado que a empresa infringiu o combinado poderá pagar uma multa de até US$ 40 mil (R$ 132 mil) por violação/dia.

O Facebook teve uma queda em suas ações de 17%, que foi relatado pelo vice-presidente assistente da companhia Rob Sherman, por causa do assunto da privacidade e o vazamento de informações das pessoas.

A empresa disse que havia confiado em certificações legais de dados teriam sido apagados e que investiga se de fato o ocorrido aconteceu.

Caso você se sinta lesado de alguma forma, acesse a plataforma do advogado online para defesa do consumidor e saiba como defender seus direitos.

Compartilhar este post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados