Entenda como funciona o “selo” do bom pagador

Solere Consumidor Online - Entenda como funciona o “selo” do bom pagador

O selo do bom pagador

Note como atuará o cadastro positivo, o “selo” do bom pagador. Esse projeto prevê incluir automaticamente os consumidores com bom histórico de pagamento; entenda como o banco de dados influencia sua nota de crédito.

A lei está em vigor há cinco anos, ela possibilita a união dos dados dos bons pagadores em um único lugar, o cadastro positivo. Com isso o governo negocia no Congresso uma “reforma” para colocar os dados de uma forma automática. Nos dias de hoje, o consumidor precisa solicitar sua adesão. O objetivo do cadastro positivo é permitir que instituições financeiras ofereçam crédito mais barato aos bons pagadores.

A Câmara dos Deputados aprovou o texto-base do programa de lei que irá prever tal modificação, já havia passado pelo Senado. A casa ainda precisa votar possíveis alterações no texto original, mas essa votação foi adiada em julho e não há previsão de quando será retomada. Após ela ocorrer, o texto voltará para o Senado antes da sanção presidencial.

Câmara aprova texto-base do projeto que muda as regras do cadastro positivo, Jornal Nacional.

O que será o “cadastro positivo”?  Ele será um banco de dados que reunirá informações de consumidores com um bom histórico de pagamentos. Ou seja, aqueles que costumam pagar suas dívidas em dia e não estão inadimplentes. É uma espécie de “currículo financeiro” do bom pagador.

Para que serve? O cadastro positivo serve como referência para varejistas e credores (bancos ou financeiras) identificarem quem são os bons pagadores que buscam crédito. De posse dessas informações, o objetivo é que eles consigam separar quem atrasa as contas de quem paga os boletos em dia e, assim, decidir para quem vão emprestar dinheiro. Quando o risco de calotes é mais baixo, eles podem cobrar juros menores do consumidor.

Compartilhar este post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados