Direito do consumidor – Dia dos Namorados

Direito do consumidor - Dias dos Namorados

Proteção ao consumidor – Dicas nas compras online para o Dia dos Namorados.

Entre tantas datas comemorativas importantes que acontecem ao longo do ano, o Dia dos Namorados é a data mais esperada pelos casais de namorados. O amor está online!

As datas comemorativas são excelentes oportunidades para fazer compras e agradar quem se ama. Porém, a maioria dos consumidores costumam comprar seus presentes para o Dia dos Namorados de última hora e acabam se tornando consumidores vulneráveis ao comércio online ou varejistas de lojas físicas, pois fazem suas compras por impulso.

Conforme a data do Dia dos Namorados vai se aproximando, a quantidade de propagandas online, produtos em oferta, descontos e promoções tendem a aumentar consideravelmente e naturalmente, o consumidor fica tentado ao visualizar tantas opções de compra e facilidades de pagamento propostos pelos comerciantes e acabam sendo induzidos a fazer gastos pela emoção.

O gerente sênior de identidade digital, Murilo Couto, menciona que os períodos de datas comemorativas são muito sensíveis e favoráveis a realização de golpes e que é necessário redobrar a atenção no memento da realização das compras, sejam elas online, ou em lojas físicas. As tentativas de extorsão criminosa são: Envio de mails, SMS ou mensagem no WhatsApp com falsos links contendo imagens clonadas de lojas conhecidas promovendo novidades de produtos com descontos e ao clicar no falso link, os criminosos tentam capturar informações tais como: número do cartão de crédito data de validade, código de segurança e as senhas.

De acordo com o avanço da internet, os hábitos de compras dos consumidores convencionais mudaram totalmente.

O atual consumidor prefere fazer suas compras em lojas virtuais, fazer pesquisas em comparadores de preços e seguir as ofertas de produtos nos Market Places… e assim, evitando trânsitos densos, pagar estacionamentos, gastar combustível, multidão dos shoppings e longas filas.

Recomendamos vivamente aos consumidores a ficarem atentos nas compras para o Dia dos Namorados, seguindo os conselhos abaixo:

  • Apague todas as “SUPER OFERTAS” que você receber por e-mail, SMS e WhatsAPP.
  • Ao acessar alguma loja virtual, verifique que o site tenha o certificado de proteção SSL (basta olhar o link do navegador se há um ícone representando um cadeado fechado).
  • Clique no certificado de proteção da loja virtual para confirmar se este é verídico ou não.
  • Evite fazer compras em sites que estão com o protocolo http://
  • Recomendamos que você dê uma olhada no site Reclame Aqui, antes de tomar qualquer decisão de compra online.
  • Verifique sempre o prazo de entrega estipulado pelo lojista no ato da compra.
  • Em caso de arrependimento de compra, o consumidor (você) tem um prazo de troca de até no máximo 7 dias, a partir da data de compra indicada no comprovante. Saiba mais sobre Direito de Arrependimento.
  • Verifique a politica de troca de produtos implementada pela loja.
  • Verifique o estado físico ou de funcionamento (aparelhos) dos produtos ao recebê-lo em seu domicílio. Caso o mesmo esteja fora dos padrões, você tem o direito de recusar o recebimento e proceder com um pedido de reembolso.
  • No caso de compras de produtos perecíveis, tal como: chocolates, verifique a validade do produto antes de concluir com o pagamento.
  • Exija sempre a nota fiscal dos produtos adquiridos.

Caso você se sinta lesado de alguma forma, acesse a plataforma do advogado online para defesa do consumidor e saiba como defender seus direitos.

Compartilhar este post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados