As sacolas plásticas estão com os dias contados

As sacolas plásticas estão com os dias contados.

Elas devem ser banidas no estado do Rio de Janeiro. Conforme a nova lei, que foi sancionada pelo governador Luiz Fernando Pezão, com ela será permitida apenas sacolas plásticas produzidas por materiais de fontes renováveis, como o bioplástico.

Com a lei os comerciantes terão um prazo para se adequar a nova lei. Após o prazo, eles estão proibidos de distribuir, seja gratuitamente ou cobrando, sacos ou sacolas plásticas que não sejam biodegradáveis ou recicláveis.

Alguns mercados já estão utilizando bolsas de papel (que são vendidas por eles).

Em outros lugares a troca já vem sento empregada. A Kroger, uma rede de supermercado dos EUA, que opera as lojas Fred Meyer, em Oregon, relatou que pretende fazer a transição de sacolas reutilizáveis para descartáveis e, com isso eliminará 123 milhões de quilos de lixo anualmente enviados para aterros sanitários. Isso quadruplicaria a quantidade de plástico que o varejista atualmente recicla.

No estado da Califórnia, essa pratica já é um fato no dia a dia das pessoas. Em São Francisco, quem vai a supermercado, farmácia e até loja de roupas e calçados tem que levar a própria bolsa ou comprar uma de papel (aproximadamente 10 centavos de Dólar, cada) na hora de pagar. Ou então carrega o produto na mão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *