Troca de produtos recicláveis por alimentos em feira de agricultura familiar

Projeto possibilita a troca de produtos recicláveis por alimentos em feira de agricultura familiar.

Em Içara, no Sul catarinense, um programa que visa transformar os materiais recicláveis em alimentos, como vale feira, a comunidade e empresas são capazes de realizar a transição dos materiais por dinheiro, que posse ser utilizado na feira da agricultura familiar. Cada quilo de item reciclável, seja vidro, plástico, papelão, alumínio, pode ser trocado por R$ 0,50 de ‘vale-feira’. A proposta é realizada ao lado da rodoviária, todas as sextas, das 7h às 11h.

 “A gente trabalha com três eixos fundamentais. O eixo da conscientização ambiental: todo lixo que ele traz aqui vai ser descartado corretamente. Então sai da rua, do meio ambiente, e vira produto reciclável. O eixo que gera renda pros catadores, para a Associação de Catadores no município. E o eixo do fomento da agricultura familiar, porque todo material convertido em vale-feira tem que ser comprado aqui na feira da agricultura familiar”, disse Ivan Réus Viana, presidente da Fundação de Meio Ambiente de Içara.

 O projeto ajudou não apenas as pessoas, ele incentivou as empresas a recolherem seus resíduos para o câmbio. Por exemplo, uma construtora, pode levar os matérias da obra, os resíduos consumidos pelos trabalhados, como embalagens de marmita. A ideia e conscientizar e estimular os funcionários a praticarem o mesmo ato.

Os fundadores desse projeto pretendem aumentar o número de pontos de coleta . “A gente quer levar o projeto para essas cidades mais interioranas e também para as empresas, para que a gente possa ter conscientização do pessoal das empresas, das indústrias, e depois a gente transforma isso em vale-feira para que eles possam dar para os seus trabalhadores também“, disse Ivan Réus Viana, presidente da Fundação de Meio Ambiente de Içara.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *