Universitários transformam pneus, fibra de vidro e plástico em cimento sustentável

Universitários transformam pneus, fibra de vidro e plástico em cimento sustentável.

A ideia dos estudantes é proporcionar uma alternativa ecológica para as construções. Graças ao projeto os universitários ganharam o 1º lugar em feira de engenharia e credencial para participar de eventos no México e Portugal.

A procura de equipamentos alternativos e sustentáveis no nosso cotidiano também afeta a construção civil. Produzindo um tipo de concreto que ganhou o nome de “cimento sustentável”. O projeto está em teste e terá de ser aperfeiçoado, mas a intenção é que ele possa substituir a mistura clássica.

O projeto foi mostrado na 6ª Feira de Ciências e Engenharia do Estado do Amapá (Feceap 2018) e gerou aos estudantes o primeiro lugar no concurso de projetos inovadores de iniciação científica, na categoria “Engenharia”. O que gerou aos alunos além de vencer o projeto, “utilização de resíduos sólidos na produção de concreto sustentável”, credenciou o grupo a participar de duas feiras de tecnologia internacionais, em Portugal e no México.

O cimento ecológico é produzido a partir de resíduos provenientes de materiais que normalmente descartamos na natureza, muitas vezes de forma equivocada, como plástico, fibras de vidro e de pneu e fibra de têxtil.

Todos os estudantes envolvidos, são do quarto período de engenharia civil. Rivaldo Santos é um dos jovens cientistas e ele explica como funciona as substituições de matéria-prima para se chegar ao produto final.

O concreto tradicional é composto por brita, cimento, areia e demais aditivos. Então a gente resolveu substituir a brita pelos resíduos sólidos que são o têxtil, plástico, fibra de vidro, fibra de pneu. A gente tritura e mistura tudo, substituindo a brita, assim nós conseguimos o resultado do bloco compacto. Precisa de um tempo de cura, de no mínimo 21 dias, para ser usado”, explicou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *