StartUp produz um tênis feito de chiclete

StartUp produz um tênis feito de chiclete.

Novo calçado criado na Holanda tem a base criada a partir de goma de mascar retirada das ruas, chamado de GumShoe vêm inovando a forma de fazer sapato ecológico.

Todos gostam de mastigar chiclete, um hábito comum entre a população, infelizmente é algo que preocupa a humanidade, para onde vai a goma depois que mascamos ela?

Na Holanda, por exemplo, 1,5 mil toneladas de chicletes são mascados e acabam indo parar nas ruas a cada ano. Pensando nesse dilema um Holandês descobriu uma forma de reaproveitar com estilo o chiclete.

Refletindo sobre a poluição que o chiclete gera, é na questão ambiental, afinal o chiclete demora entre 20 e 25 anos para se decompor, é na questão da limpeza da goma na cidade que faz o governo gastar uma quantia alta na higienização das ruas. A fim de resolver esse problema no país, a administração de marketing municipal de Amsterdam, a companhia de sustentabilidade Gumdrop e a empresa de design Explicit Wear inventaram um tênis feito com chicletes removidos das ruas. Chamado de GumShoe, o sapato tem uma sola feita de Gum-Tec, um componente reciclável com 20% de chiclete.

Ao pesquisarem descobriram que um dos ingredientes do chiclete é a borracha sintética, que é capaz de se decomposta com técnicas de reciclagem para criar um novo tipo de borracha. Com um quilo de goma é possível desenvolver quatro sapatos.

Segundo Jonathan Van Loo, porta-voz do projeto, eles queriam encontrar uma maneira de as pessoas terem consciência do problema. “Foi aí que começou a ideia de criar um produto que as pessoas realmente queiram de algo que ninguém se importa”, disse ele ao “The Verge”.

O Tênis tem sua parte superior feita com couro, sua sola há um mapa de Amsterdã, cidade holandesa de onde foram recolhidos os chicletes. O Van Loo afirma que a sola utilizada no sapato é durável, tanto como uma borracha popular.

Os tênis serão feitos nas cores rosa, vermelha e preta, é ainda vão ter cheirinho de chiclete! Sem serem grudentos como a bala. Os pesquisadores ainda querem montar um sistema de troca de solas para quando o tênis estiver usado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *