Starbucks garante que até 2020 não haverá mais canudo de plástico nas lojas

Starbucks garante que até 2020 não haverá mais canudo de plástico nas lojas.

Começou uma guerra contra os canudos de plástico que polui demais o meio ambiente. No Rio de Janeiro a lei foi sancionada como lei municipal, ainda sem data para entrar em vigor, que proíbe a utilização do acessório em bares, restaurantes e quiosques.

Um canudo chega a durar cerca de 200 anos para se decompor, eles acabam indo para os mares e, além da poluir, causa a morte de animais. Entre as opções que surgiram até agora estão a que usa papel, vidro, aço e bambu no lugar da matéria-prima obtida do petróleo.

Essa causa ganhou mais um aliado, e cada vez mais ganha mais parceiros. A Starbucks anunciou ontem que até 2020 deixará de usar o acessório em todas as 28 mil lojas no mundo. No Brasil, quem já aderiu à novidade foi a cidade do Rio de Janeiro, por meio de uma lei municipal sancionada na semana passada pelo prefeito Marcelo Crivella.

A escolha de Kevin Johnson, CEO da Starbucks, foi adotada logo após a cidade de Seattle, nos Estados Unidos, sede da companhia, aprovou uma lei, em vigor desde 1º de julho, que proíbe o uso desse e de outros materiais plásticos em restaurantes.

No caso da Starbucks, a estimativa é de que cerca de 1 bilhão de canudos deixem de ser descartados no lixo. No Brasil, a marca é operada desde março pela SouthRock e conta com 113 lojas.

A Starbucks desenvolveu e já começou a usar uma tampa nos copos de bebidas geladas de café e chá que dispensa o uso dos canudos. Até agora, cerca de 8 mil lojas nos Estados Unidos e no Canadá aderiram à novidade.

Em um segundo momento, passaram a fazer parte do programa as lojas do continente europeu.

A companhia também começou a fazer testes em outros mercados – China, Japão, Cingapura, Tailândia e Vietnã. Além disso, serão oferecidos aos clientes que não dispensam o uso do acessório opções feitas com papel e de plástico biodegradável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *