Campanha pretende sensibilizar sobre a reciclagem do plástico

Campanha pretende sensibilizar sobre a reciclagem do plástico.

A Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) pretende lançar em cerca de mil lojas, nas plataformas ‘online’ e nas redes sociais, essa campanha pretende sensibilizar a população para o uso sustentável do plástico, apelando à reciclagem.

Com o tema “O plástico está a dar a volta ao mundo. Vamos dar a volta ao plástico!”, a iniciativa é apresentada hoje durante o primeiro “Fórum do Retalho para a Sustentabilidade”, organizado pela APED em Alfragide, e pretende “consciencializar o consumidor para este tema, apelando à importância da reciclagem”.

“A APED tem promovido, junto dos seus associados, a adoção de medidas que contribuem para padrões de consumo e produção mais sustentáveis e para o cumprimento das metas definidas da recente Estratégia Europeia dos Plásticos para 2030. As empresas associadas têm vindo a colaborar de forma significativa para este desígnio, e esta campanha é prova do forte compromisso de todo o setor nesta matéria”, afirma o diretor-geral da associação.

Conforme Gonçalo Lobo Xavier, “a APED tem também atuado com uma abordagem setorial integrada, refletida, por exemplo, em documentos de referência e instrumentos de trabalho como a ‘Carta da Sustentabilidade’, o ‘Guia de Boas Práticas Ambientais’ e o ‘Compromisso Circular’”.

De acordo com a associação, a campanha pretende se associar a um conjunto de iniciativas voluntárias vinculadas ao uso do plástico, que já são abraçadas por empresas do setor, nomeadamente a aposta no ‘ecodesign’ de embalagens de produtos de marca própria, a venda de produtos a granel e a disponibilização de sacos reutilizáveis para transporte das compras, com o objetivo de “minimizar o impacte ambiental associado ao material plástico”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *