O que é o chorume do lixo?

O que é o chorume do lixo?

O chorume, que também é conhecido por líquido percolado ou lixiviado, é o líquido poluente, que possui uma cor escura e odor nauseante, onde inicia os processos biológicos, químicos e físicos da decomposição de resíduos orgânicos. Esses processos, somados com a ação da água das chuvas, se encarregam de lixiviar compostos orgânicos presentes nos lixões para o meio ambiente.

Chama-se chorume ao resíduo líquido formado a partir da decomposição de matéria orgânica presente no lixo.

Esse resíduo pode infiltrar-se no solo dos lixões e contaminar a água subterrânea. O chorume possui grande concentração de substâncias com alta Demanda biológica de oxigênio (DBO).

Em outros contextos, também é chamado de chorume o líquido que escoar-se da estrumeira e que se acrescenta ao estrume seco para enriquecê-lo como adubo.

 Nesse caso o chorume é dividido em 2 tipos, afim de evitar a contágio do solo, das águas e, principalmente, de nós humanos. No aterro sanitário, o chorume é separado do material orgânico por um sistema de drenagem, seguindo em direção às lagoas de armazenamento temporário.

Caminhões tanque transportam o chorume até uma Estação de Tratamento de Esgotos (ETE), onde ocorre a degradação biológica da sua carga orgânica.

Após o processo de tratamento, a água tratada é lançada nos rios, conforme o artigo 18 do Decreto 8468/76. Em Jundiaí, a água tratada é lançada no Rio Jundiaí.

O Chorume de Aterro Classe 1 é a presença de contaminantes físicos e químicos, como óleos e graxas, metais pesados, entre outros, oriundos dos resíduos recebidos nesse tipo de aterro.

O Chorume de Aterro Classe 2 é tratado pela Terra, sendo enviado por diversas Prefeituras Municipais e Aterros Sanitários de todo o estado de São Paulo. Localizada em Jundiaí, a Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) da CSJ, nossa parceira, é referência no tratamento desse tipo de material.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *