Os impactos ambientais causados pelos agrotóxicos

Os impactos ambientais causados pelos agrotóxicos.

A aplicação de agrotóxicos nas plantações é algo que tende a sofrer discordâncias, afinal eles facilitam o crescimento e plantio de várias espécies de plantas, porém, seu conteúdo repleto de substancias tóxicas ao serem ingeridas pelas pessoas podem gerar problemas para a saúde das pessoas.

Popularmente conhecido entre os agricultores, por servir como defensores agrícolas, pesticidas entre outros benefícios, os agrotóxicos são produtos compostos de uma combinação de substâncias que têm a finalidade de prevenir a atuação ou extinguir insetos, ácaros, moluscos, roedores, fungos, ervas daninhas, bactérias e outras formas de vida prejudiciais à agricultura.

Portanto, esse tipo de material ajuda a combater as pragas na cultura agrícola, no processo da produção, no armazenamento, transporte, distribuição e alteração de produtos agrícolas em derivados.

No entanto o ambiente que recebeu esse produto após um tempo acaba sofrendo danos ambientais, com o abundante despejo de materiais tóxicos, além de ocasionar grande perigo às pessoas que manuseiam. Por isso, sua utilização é controlada e regulamentada pelo governo da maioria dos países

De acordo com a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), existem perto de 15 mil formulações para 400 agrotóxicos diferentes, sendo que cerca de 8 mil se encontram licenciadas no Brasil, que é o maior consumidor de agrotóxicos no mundo.

No passado o uso de agrotóxicos não era fiscalizado, o que acabou ocorreu o uso de agrotóxicos que hoje em dia são proibidos. Conforme relata a ANVISA, o uso intenso de agrotóxicos levou à degradação de longa duração dos recursos naturais – solo, água, flora e fauna –, irreversível em alguns casos, levando a desequilíbrios biológicos e ecológicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *