Casas sustentáveis feitas a partir de garrafas PET

Casas sustentáveis feitas a partir de garrafas PET.

Já parou para pensar o que podemos fazer com tantas garrafas que sobram do nosso dia a dia? Podemos envia-las para reciclagem ou reaproveita-las de diversas formas, fazendo vasos, bonecos, vassouras, diversas coisas. O eletricista Antonio Duarte, do Rio grande do Norte, descobriu uma opção fascinante para as garrafas de plástico, ele resolveu construir casas!

O conceito da construção de casas com garrafas pet é trocar os convencionais tijolos por estruturas feitas de garrafas.

Para conseguir realizar o projeto das casas o eletricista teve ajuda de pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Ele relata: “Os testes são simples. Dentro da UFRN existe um o laboratório de concreto onde são feitos ensaio, qualquer empresa pode submeter a teste seus corpos de acordo as normas da ABNT; fui testando até chegar ao ponto de economia e resistência adequadas”.

Com a ajuda, o laboratório pode comprovar que as paredes construídas a partir de garrafas iram resistir tanto quanto os tijolos, como podem ser até mais fortes. Além disso, segundo os pesquisadores, as garrafas são ótimos isolantes termo acústicos. Terminado as pesquisas, que duraram cerca de um ano, realizado testes adequados para o projeto seja realizado com perfeição, foi elabora a partir das pesquisas um passo a passo da construção das casas com garrafa PET.

No primeiro passo as paredes são moldadas dentro das fôrmas feitas com madeira e chapas de aço. A seguir, as garrafas são colocadas entre a massa de cimento e areia, como se fossem o recheio de um sanduíche. A distância entre as garrafas pode variar de 5 a 12 cm, dependendo do projeto.  Dentro da forma são preparadas as partes hidráulica e elétrica da casa. No segundo passo as paredes são moldadas, após montadas elas são colocadas no chão com a ajuda de 10 cm de cimento. Depois vem a fase de acabamento e finalização. Nesta etapa são feitas as instalações de tomadas, interruptores, portas e janelas da casa. Depois vão cobrir a estrutura.

Para realizar uma construção de uma casa de 46 metros quadrados com dois quartos, cozinha, sala e varanda, por exemplo, são necessárias 2.7000 garrafas. A primeira casa construída por Antonio Duarte levou um mês para ser construída, ficando pronta em dezembro de 2009. De lá para cá o eletricista acelerou o sistema: hoje, tendo as paredes previamente preparadas, já é possível levantar a casa em apenas cinco dias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *