Aprenda a melhor forma de separar e reduzir o lixo para a reciclagem

Aprenda a melhor forma de separar e reduzir o lixo para a reciclagem.

Devemos sempre pensar no nosso consumo, em como ele reflete na ecológico, onde vai o que descartamos, analisando isso devemos praticar os 3R’s (reduzir, reutilizar e reciclar), com a finalidade de aprimorar a conduta das pessoas diante do destino que é dado aos resíduos sólidos.

O plástico é um material que leva cerca de 450 anos para se decompor, já o vidro pode durar até um milhão de anos, pensando nisso que devemos cada vez reciclar esse tipo de material, grande parte dos resíduos gerados nas residências acabam indo para lixões a céu aberto ou em aterros sanitários cuja capacidade máxima já está próxima do limite, por isso a importância de separar o lixo para reciclagem.

Vamos lhe dar algumas dicas para separar o que geramos de lixo:

  • Separe o orgânico dos recicláveis: O lixo orgânico é aquele que provém de origem animal ou vegetal, como; restos de alimentos, madeira, cascas, sementes, etc,e deve ser descartado em um recipiente próprio.
  • Lave o lixo antes de enviar (de preferência com água de reúso) as embalagens do tipo longa vida, latas, garrafas e frascos de vidro e plástico. Seque-os antes de depositar nos coletores.
  • Papéis devem estar secos, podem ser dobrados, mas não devem ser amassados. Embrulhe vidros quebrados e outros materiais cortantes em papel grosso (do tipo jornal) ou colocados em uma caixa para evitar acidentes.
  • Garrafas e frascos não devem ser misturados com os vidros planos.
  • Separe o óleo de cozinha usado: guarde o óleo usado em garrafas ou recipientes fechados com tampa e envie-os para reciclagem.
  • Algumas ONGs e empresas se dedicam a essa coleta, pesquise uma na sua cidade.
  • Separe o lixo eletrônico: Nunca jogue lixo eletrônico fora! O descarte incorreto pode contaminar o solo com os componentes pesados.

Verifique os pontos de coleta da sua cidade! Outra alternativa para reciclar eletrônicos é recorrer a ONGs especializadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *