Qual é a composição da garrafa PET?

Saiba qual é a composição da garrafa PET.

As garrafas PETS são muito utilizadas em embalagens de sucos, produtos de limpeza e diversos alimentos. Elas também podem ser utilizadas por artesões para criar diversas coisas. Não há dúvida que é um produto de baixo custo para as empresas, e 100% reciclável. Mais já parou para pensar em como ela é produzida?

A garrafa PET é uma resina termoplástica da mesma família do poliéster, que são polímeros, é abrangem dois tipos de resinas: o termofixa e o termoplástica. A resina termoplástica é um polímero artificial, que dependendo da temperatura, permite ser moldado.

Em sua composição original o PET é Politereftalato de etileno. Ele possui 67% de fibras têxteis, 24% de embalagens processadas por injeção-sopro, 5% de filme bio-orientado e 4% de polímetro de engenharia.

O PETé feito a partir da policondensação do bis-2-hidroxietil-tereftalato. A sintetização do BHET, pode ser realizada em dois procedimentos diferentes: um é transesterificação do dimetil tereftalato com etileno glicol, podendo ser catalisada por muitos complexos metálicos e o outro é o procedimento envolvendo uma esterificação direta do ácido tereftálico com etileno glicol.

O petróleo é a matéria prima do plástico, e o poliéster, é muito utilizado como fibra sintética, sendo a matéria prima de embalagens.

Elas têm determinadas características na forma de prepara-las, é produzida industrialmente por esterificação diretamente do ácido tereftálico purificado com monoetileno glicol. O ácido tereftálico purificado e o monoetileno glicol são misturados,   formando uma pasta e durante este processamento os dois acabam reagindo, passando por cristalização, formando o PET.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *