Projeto de leitura e escrita estimula crianças pela causa ambiental

Projeto de leitura e escrita estimula crianças pela causa ambiental.

Uma professora desenvolveu uma atividade interdisciplinar com a finalidade de estimula-los a leitura e escrita e mobiliza-los com a causa ambiental.

Ela relata que ao inicio do ano letivo notou que os alunos não tinham o hábito da leitura e escrita. Pensando nisso, optou por trabalhar no projeto “Autores Mirins”, nesse projeto os professores utilização de gêneros textuais para abordar conteúdos previstos da série, sem a fragmentação do ensino.

O plano é propor e estimular as crianças a desenvolverem a leitura e a escrita, meio de atividades que unem diferentes disciplinas e despertem nos alunos o desejo de aprender de forma criativa e prazerosa, estimulando suas capacidades cognitivas e sociais.

O propósito do projeto é estimular a linguagem oral e escrita, os professores aproveitam para instiga-las a preservar o meio ambiente, com isso incitar a conscientização, com o objetivo de despertar os leitores para a importância de uma atitude em relação à natureza.

A partir dessa leitura, surgiram muitas atividades que foram desenvolvidas em sala de aula, como rodas de conversas, produções textuais, interpretações orais e escritas, confecção de maquete, exposição de textos, utilização de softwares, músicas, artes e produção de um livro com os textos construídos pelos alunos.

O eixo de linguagem oral e escrita foi trabalhado a partir de conversas sobre questionamentos da ação do homem sobre a natureza, seus benefícios e malefícios. Foram apontados diversos questionamentos de como poderíamos minimizar os efeitos das ações do homem. Também fizemos a produção textual de uma carta e de textos relacionados à temática, trabalhando itens como coerência, coesão dos textos, ortografia e gramática.

Analiso que este tipo de ação não se esgota apenas em sala de aula. Sua aplicação está presente na comunidade, seja na família ou na escola, na construção humana, histórica e social.

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