Alunos alteram bicicletas velhas em cadeiras de rodas

Alunos alteram bicicletas velhas em cadeiras de rodas.

De forma criativa os alunos arrumaram uma forma de transformar bicicletas em cadeiras de rodas, uma maneira eficiente de superar e enfrentar as limitações de recursos materiais e financeiros.

Partindo desse princípio, um grupo de estudantes do 2º ano do Ensino Médio de uma escola no Mato Grosso, eles desenvolveram uma alternativa para reutilizar as bicicletas que iriam ser descartadas. Os alunos ao se depararem com o fato de pessoas estarem descartando suas bicicletas por algum problema que ela tenha, resolveram realizar um projeto para reutilizar esse material transformando-as em cadeiras de rodas populares com baixo custo, sendo assim acessíveis às pessoas carentes.

Eles se espiraram em um projeto parecido que ocorreu na África do Sul, que atende a população carente, moradores de áreas precárias, contribuindo com a locomoção deles. Na África o projeto vem contando com o auxílio de uma campanha de crowdfunding para arrecadar recursos para pesquisas de novas formas de produzir esse tipo de cadeiras, usando materiais que seriam descartados. Já no brasil, os estudantes de idades entre 16 e 17 anos, desenvolveram o projeto recuperando partes e peças de uma bicicleta usada.

O trabalho foi apresentado na feira de ciências da Escola Estadual Presidente Médici, em Cuiabá.

O intuito dos alunos é utilizar a estrutura de uma bicicleta como parte de uma cadeira de rodas permitindo que a pessoa tenha o controle da velocidade e sua direção, usando o guidão. Sua forma física se aproxima a de um triciclo, com uma excelente autonomia para quem conduz.

Para realizar a cadeira foi gasto aproximadamente R$ 270 reais, o que transforma em um objeto acessível, a ideia é ajudar pessoas que tenham dificuldade de locomoção. Em uma cidade com diversos obstáculos como ladeiras, o modelo permitiu que os usuários pudessem realizar subidas e descidas com mais facilidade pelos recursos de troca de marchas e freios bastante eficientes.

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