Papel sustentável feito de estrume de animais

Papel sustentável feito de estrume de animais.

Já parou para pensar o que feito com o estrume dos animais como da vaca, cabra e outros animais?

Normalmente, os estrume desses animais são descartados ou se transformam em adubo. Porém, um pesquisador austríaco descobriu uma forma de fazer papel com esses resíduos. O pesquisador constatou que as fezes de alguns animais são uma excelente fonte de celulose para produção de papel, sendo um grande substituto contra o desmatamento. Esta é a opinião de alguns cientistas que acreditam ter encontrado um método de produção econômico e ecológico para o papel, que oferece entre outras coisas, a vantagem de evitar desperdícios.

Esse conceito surgiu em Creta (ilha da Grécia), onde Alexandre Bismarck, da universidade de Viena, notou que as cabras estavam comendo grama seca no pequeno vilarejo onde ele estava de férias. Ele achava que esse material residual, vegetal e parcialmente digerido, tinha que conter celulose.

Os animais comem biomassa de baixo teor de celulose, mastigam e a expõem à enzimas e ácidos no estômago e por conseguinte, produzem o estrume. Dependendo do animal, até 40% do seu estrume é celulose, que é portanto, facilmente acessível“.

Com essa concepção ele iniciou um trabalho com a sua equipe. O primeiro animal a ser usado o material foi a cabra e depois o esterco de cavalo. O material passou por processos químicos.

Os pesquisadores relataram que por ser um material em abundância e não precisar de tratamento químico para se transformar faz com que seja altamente sustentável e ajuda e descartar um material que poderia estar poluindo o meio ambiente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *