Truques usados em promoções conduzem consumidor ao erro
As promoções exibidas nos estabelecimentos comercias, shoppings, supermercados etc, são grandes atrativos aos olhos dos consumidores, pois a maioria das promoções oferece descontos e flexibilidade de pagamentos. Porém, é imprescindível ficar alerta quanto às tais promoções divulgadas pelos comerciantes.
Conheça algumas circunstâncias que levam o consumidor a ativar o Procon contra os comerciantes:
- Divergência entre os valor (preço) exibido e o valor a ser paga no caixa.
- A quantidade de produto dentro da embalagem não corresponde com o que está escrito na parte externa da embalagem.
- Os descontos oferecidos na parte exterior da loja ou exibidos em vitrine não convergem com os produtos no interior da loja.
- Informação insuficiente sobre o valor unitário dos produtos.
- Letras miúdas ilegíveis no final das embalagens ou valor final mal informado.
- Ofertas dissimuladas
As práticas citadas acima são caracterizadas com propaganda enganosa ou prática abusiva, devido à dissimulação e/ou omissão de informações sobre os produtos comercializados nas lojas de forma geral.
Recentemente, o restaurante Habib’s foi multado por praticar propaganda enganosa. As esfirras do Habib’s ou das coxinhas do Ragazzo costuma reclamar do que chamam de “pegadinha”. Na publicidade na TV e nas lojas, que oferecem produtos em dobro, o preço em destaque é R$ 0,99. Mas, no caixa, o valor a ser pago é de R$ 1,98. Simplificando, R$1,00 vai ficar curto para comprar um lanche! Relata consumidora (estudante de 20 anos) indignada.
Qualquer tipo de atitude que venha ferir a confiança do consumidor é considerada prática abusiva. Recomenda-se vivamente entrar em contato imediatamente com o Procon e proceder com a denúncia.