Consumidor reclama do superaquecimento de hoverboards

Consumidores reclamam do superaquecimento dos skates eletrônicos hoverboards

O hoverboards é um skate eletrônico auto-equilibrado sobre uma plataforma unindo duas rodas e alimentado por uma bateria portátil e recarregável. A plataforma desse aparelho funciona como um mecanismo de equilíbrio para que o usuário possa se manter de pé e se movimentar com a ajuda dos pés.

Embora este aparelho pareça ser “bonitinho” por ter uma mera semelhança com o skate flutuante (sem rodas) do filme “De Volta Para o Futuro“, este “brinquedo” é considerado perigoso. É preciso tomar muitíssimo cuidado com os hoverboards comercializados no mercado paralelo, pois estes apresentam anomalias nas más condições da bateria (baixa qualidade), causando superaquecimento, curto-circuito e fogo. Sendo assim, desconfie de preços muitos baratos, certificados de garantia, manual de utilização e sem nota fiscal. As vezes o barato pode ficar muito caro!

A comissão de Segurança dos USA, registrou mais de 250 acidentes envolvendo o hoverboard, em 2015. As alegações se relacionam com problemas de superaquecimento e incêndio. No Brasil, inexiste órgão similar que possa informar tal estatísticas. Porém, não significa que não houveram acidentes.

Em 2018, foram contabilizadas 800 queixas relacionadas ao skate eletrônico. A origem do problema é sempre o mesma.

Em 2017, o site Reclame Aqui, contabilizou aproximadamente 300 reclamações dos consumidores por: não recebimento do produto, reparação técnica mal feita e inacabada, produto errado enviado, defeitos na bateria, propaganda enganosa etc.

O Instituto Nacional de Metrologia desconhece totalmente este item como um brinquedo, por atingir uma velocidade superior a 8km/h e o mesmo, não apresenta selo de segurança.

Dicas de segurança:

  • Comprar o hoverboard apenas em lojas (físicas ou virtuais) que possuem telefone para contato, endereço, CNPJ, certificado de site seguro (e-commerce)
  • Verificar a reputação do vendedor no site Reclame Aqui, antes de proceder com a compra.
  • Carregar a bateria do hoverboard unicamente durante ao dia.
  • Controlar o tempo de carregamento da bateria.
  • Manter o aparelho longe de produtos inflamável.
Compartilhar este post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados