Promoções falsas e descontos enganosos se multiplicam na internet

Os golpes vêm se intensificando nas redes sociais, aumentando os riscos para os compradores.

Os consumidores recebem avisos do Facebook ou pelo aplicativo WhatsApp de indivíduos se passando por empresas grandes como Gol, Latam e Boticário e outras. Conhecido como “Phishing”, as supostas organizações mandam mensagens para os clientes com um link de acesso, ao clicar nesses links o usuário vai ser infectado com um vírus ou um malware que pode criptografar todos os dados do computador. Com as informações do desktop facilita o furto podendo até pedir resgate por eles.

O ideal é sempre desconfiar de descontos com preços muito abaixo do mercado, ou brindes maravilhosos, deve-se olhar com atenção os links que enviam. Um bom conselho é pesquisar o link da empresa é entrar no site dela para ver se está mesmo em promoção.

Foi relatado que algumas pessoas receberam uma mensagem do Boticário falando que ele estaria dando um brinde (um lápis Delineador Make B) para quem participasse da pesquisa on-line. A empresa O Boticário falou que nunca anunciou esse comunicado, e preveniu que esse link pode danificar o equipamento do internauta. Outras companhias como Latam e Gol também tiveram descontos enganosos. As instituições alertam que mesmo sendo verdadeiro a publicação é precise de um código ou elementos do cliente, ele será encaminhado para o site, e não um link enviado.

Ao detectar um golpe, a recomendação é que o consumidor procure a delegacia de crimes cibernéticos do seu estado e reporte o incidente.

Desconfie a todo o momento de promoções, seja prevenido sempre, não clique em links suspeitos e tenha um bom antivírus.

Caso você se sinta lesado de alguma forma, acesse a plataforma do advogado online para defesa do consumidor e saiba como defender seus direitos.

Compartilhar este post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados