Procon registra quase 7 mil reclamações das concessionárias de energia e água em Tocantins.

Solere Consumidor Online - Procon registra quase 7 mil reclamações das concessionárias de energia e água em Tocantins

Procon registra quase 7 mil reclamações das concessionárias de energia e água em Tocantins.

Com um extenso número de reclamações registradas pelos consumidores no Procon, fez com que ele iniciasse um processo contra as empresas de água e energia.  A grande maioria dos protestos são contra os aumentos repentinos das tarifas.

O Procon iniciou o processo coletivo em oposição as concessionárias de água e energia que prestam serviço em Tocantins. Conforme a Superintendência de Proteção aos Direitos do Consumidor do Tocantins, desde 2016 a  Energisa e a BRK  Ambiental acumulam, juntas, mais de 6,9 mil reclamações feitas por consumidores.

São reclamações que vêm desde meados de 2016, até os dias atuais. A maioria diz respeito à discrepância de valor da fatura de água e energia, além de cobranças indevidas e abusivas“, relatou o Walter Nunes Viana Junior, superintendente do Procon.

O superintendente do Procon diz que as duas empresas realizaram um acordo afim de se ratificar das irregularidades cometidas pelas empresas, porém novas reclamações ainda são recebidas pelo Procon. Neste ano, foram mais de 290 pedidos de esclarecimentos enviados às empresas, mas apenas 34 tiveram resposta.

Nós entendemos que a abertura de um novo processo coletivo vai dar a oportunidade para que eles esclareçam o que vem acontecendo. Uma das demandas que vem acontecendo é justamente essa discrepância e aumento no valor das faturas sem nenhuma justificativa“, disse.

O consumidor reclama também, em concordância com o Procon, com o suporte a assistência que a empresa oferece aos clientes por meio de centrais de atendimento. “A BRK, por exemplo, tirou o call center do Tocantins e levou para outro estado. O atendimento está sendo pelo Resolve Palmas. Por isso, nós colocamos essa demanda no processo para que a empresa explique o motivo de ter feito isso. Porque tem dificultado o atendimento e a resposta às demandas do consumidor“, disse.

A BRK Ambiental assegurou que vai entrar em contato com o Procon, afim de  compreender as reclamações e procurar resolver os casos o mais rápido possível. A Energisa disse que foi comunicada sobre o processo oficialmente na tarde desta quarta-feira (30) e está avaliando os fatos apresentados.

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