Procon de BH aconselha os consumidores sobre as compras para Páscoa.

Procon de BH aconselha os consumidores sobre as compras para Páscoa.

Com a Páscoa se aproximando, aumenta a procura por peixe e chocolate, neste ano a Páscoa acontecerá no dia 1º de abril. A Diretoria de Proteção e Defesa do Consumidor de Belo Horizonte (Procon-BH) ressalta que devemos tomar cuidados nas compras, é instrui algumas precauções que o consumidor deve ter.

Primordial antes de começar as comprar é estabelecer o que deseja comprar, faça uma lista com os itens que planeja adquirir, com a lista na mão pesquise os preços, que costumam mudar de uma loja para outra, para caçar sempre as melhores promoções. “O consumidor também deve ficar atendo às informações veiculadas em anúncios, panfletos e outras formas de publicidade, pois o lojista é obrigado a cumprir as ofertas anunciadas“, explica Mônica Coelho, diretora do Procon-BH.

O chocolate é o queridinho dessa época do ano, por isso é bom ficar atento ao ambiente em que ele foi exposto, se está limpo, sua temperatura, longe de produtos de limpeza. No chocolate deve conter informações claras como o peso, validade, quantidade, composição e propriedades. Direcione a mesma atenção nos produtos diet e light. Agora se pretende presentear uma criança, os cuidados devem ser redobrados, os ovos direcionas a elas normalmente vem com um brinquedo dentro, deve-se verificar se na embalagem consta o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e a identificação da faixa etária indicada.

Lembrando que de acordo com a Resolução 264, de 2005, do órgão de proteção do consumidor (Anvisa), para ser autodenominado chocolate, o item deve ter na mercadoria no mínimo 25% de “sólidos totais de cacau”, alcançados pela combinação de derivados da fruta (massa, cacau em pó ou manteiga) com outros ingredientes. Porém o chocolate branco deve ter, no mínimo, 20% de sólidos totais de manteiga de cacau. “Estas informações devem constar nas embalagens e o consumidor deve ficar atento a elas, caso queira realmente comprar chocolate“, orienta Mônica Coelho.

Chocolate comprado, falta escolher o peixe ideal para sua comemoração, na hora de escolher é necessário reparar em algumas particularidades como o ambiente que o peixe está exposto, a limpeza do local.

Caso você se sinta lesado de alguma forma, acesse a plataforma do advogado online para defesa do consumidor e saiba como defender seus direitos.

Compartilhar este post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados