Novo golpe do WhatsApp promete acesso a pesquisa eleitoral

Solere Consumidor Online - Novo golpe do WhatsApp promete acesso a pesquisa eleitoral

Golpistas prometem acesso a pesquisa eleitoral através do aplicativo WhatsApp.

Infelizmente, todas as datas comemorativas e grandes eventos no Brasil, se transformam em “oportunidades” para aplicar diversos golpes na população consumista, através do aplicativo WhatsApp.

Sem dúvida, estamos vivendo um grande evento político e devido á inúmeros debates sobre esse assunto, todas as pessoas se questionam sobre autenticidade das pesquisas eleitorais. Como se não bastasse, os golpistas estão se aproveitando desta ocasião para espalhar falsas promessas pelo WhatsApp, dizendo às pessoas que podem dar sua opinião sobre a disputa entre os candidatos.

Geralmente, esses golpes sempre circulam em formato de links, passando de telefone em telefone, induzindo as pessoas a clicarem no link e prometendo aos usuários uma oportunidade de participarem de pesquisas eleitorais. O link é falso!

Esses tipos de golpes que acontecem sempre pelo WhatsApp, não são diferentes de tantos outros que já atingiram milhares de pessoas neste país. O procedimento é sempre o mesmo! A vítima recebe o link em seu WhatsApp com uma falsa promessa de participação de pesquisa eleitoral de intenção de voto. Basicamente, este tipo de contato é acompanhando de um formulário com cidade, estado e o candidato que pretende-se votar. Logo após a vítima ter caído no golpe, a mesma é convidada à compartilhar o link com seus amigos e somente dessa forma, ela poderá ter acesso aos supostos resultados da pesquisa.

A empresa de segurança Kaspersky afirmou que, os usuários afetados não são orientados a instalar nenhum aplicativo malicioso no celular, o que reduz o impacto do golpe, mas ainda assim não é um processo livre de riscos. O Ibope e Datafolha, também alegam que os links são falsos e pede a população para rejeitar convites de participação de pesquisas de opinião pela internet.

Compartilhar este post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados