Defenda-se

Consumidor!

Golpes em aluguel de imóveis por temporada

Como não cair em golpes de aluguel em casas de praia?

Fraudes nessa época do ano são normais, pessoas que querem passar o carnaval com a família longe da confusão, ou amigos que querem viajar tendem a procurar casas ou apartamento para alugar. Para evitar de ser enganado, achando que estava alugando com dono do imovel, mas na verdade estava sendo ludibriado, deve se prevenir tomando alguns cuidados.

Uma das melhores formas de se precaver é ir até o local do imóvel e falar diretamente com o proprietário ou pedir a alguém que more perto para fazer uma visita. Se não for possível, contudo é mais seguro fazer o aluguel por intermédio de uma imobiliária ou sites confiáveis, no entanto é bom levar em consideração a avaliação e os comentários de outras pessoas. Se não conseguir ir até o local, procure descobrir o telefone do local e falar com o porteiro ou zelador, se for um apartamento, ou com algum vizinho, se for uma casa.

Normalmente esse tipo de golpe costuma ser em cidades distantes, para evitar que a vítima consiga ir pessoalmente conferir o imóvel. Nesse caso, peça fotos de dentro do imóvel, lembre-se que para os golpistas é mais fácil tirar fotos externas do que internas. É recomendável estar sempre atento! As fotos do interior do imóvel não significam que seja um negócio seguro.

Desconfie de ofertas por WhatsApp ou compartilhadas em redes sociais, duvide de preços muito abaixo do mercado.

Caso as condições da casa sejam inferiores ao prometido, o locatário tem o direito de exigir a devolução do dinheiro pago, como garante o artigo 35 do Código de Defesa do Consumidor. Para receber o dinheiro de volta, o inquilino precisa desistir de ficar no imóvel. Se optar por permanecer no local, o consumidor pode negociar um abatimento no preço, proporcional à queda na qualidade das características ofertadas.

Para receber o dinheiro de volta, o locatário precisa desistir de ficar no imóvel. Se optar por permanecer no local, o consumidor pode negociar um abatimento no preço, proporcional à queda na qualidade das características ofertadas.

“Este artigo contém informações gerais baseadas nas leis brasileiras. Seu intuito não é prestar assistência jurídica. Se você sente a necessidade de ter assistência, procure por um advogado.

Não assumimos responsabilidade pelos resultados de qualquer atitude tomada com base nas informações disponibilizadas neste texto.”

Tags: