Exagero nos preços de produtos em época de crise

Solere Consumidor Online - Exagero nos preços de produtos em época de crise

Exagero nos preços de produtos em época de crise.

Recentemente passamos pela greve dos caminhoneiros, que desestabilizou as entregas nas cidades, fazendo com que faltasse alguns itens, gerando altas nos preços, alguns comerciantes aproveitaram para disparar os valores dos produtos. Houve entre a população correria para abastecer seus carros nos postos de combustíveis.

As redes de supermercado ficaram com filas enormes, algumas pessoas assustadas e com medo de acabar os suprimentos fizeram estoques, com isso os supermercados aproveitaram para aumentar os preços.

O consumidor nesse contexto deve se proteger dos abusos e colaborar com a fiscalização as práticas abusivas do comércio. Evidente que haverá aumentos, mais o consumidor deve ficar atento se o aumento não extrapola a necessidade do momento.

Os negócios de hortifrutigranjeiros foram um dos que mais sofreram, por falta de estoque, sendo itens de durabilidade pequena e totalmente dependentes do transporte rodoviário. Uma boa dica é fotografar os cartazes e etiquetas, mostrando os preços, guardar as notas fiscais.

Diretora executiva do Procon-RS, Maria Elizabeth Pereira avigora que o período solicita altivez na hora da compra, não só quando se fala de combustíveis, setor que tem rendido dezenas de denúncias de práticas abusivas desde o início da greve dos caminhoneiros, mas também na feira e no supermercado. Leia o nosso artigo sobre práticas abusivas e saiba como defender os seus direitos.

É claro que haverá um aumento, mas tem de ser dentro do que é bom senso. Os fornecedores não podem se aproveitar desse momento para tentar tirar em um dia o que não venderam em um ou dois de desabastecimento — diz Maria Elizabeth.

Caso você se sinta lesado de alguma forma, acesse a plataforma do advogado online para defesa do consumidor e saiba como defender seus direitos.

Compartilhar este post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados