Saiba quais são os seus direitos no cartão de crédito

Conheça quais são os seus direitos no cartão de crédito.

Os consumidores devem se atentar aos seus benefícios, como parcela e fatura do cartão de crédito. Quando for utiliza-lo os usuários podem deixar de lado alguns direitos no relacionamento com a instituição financeira, que deve informar sobre as opções disponíveis para liquidação das obrigações financeiras.

O usuário tem a facilidade de estar negociando as condições mais vantajosas para o acerto do valor que não havia sido quitado, assim permanece a quantia no rotativo por 30 dias. O rotativo é uma modalidade de crédito concedido quando não ocorre o pagamento integral da fatura até o vencimento.

A regulamentação permite que no próprio contrato do cartão haja prenúncio do oferecimento, pela instituição financeira, com linha de crédito para parcelamento futuro. “Nesse caso, as instituições podem oferecer financiamento aos seus clientes mediante condições previamente fixadas e informadas nas faturas mensalmente”, afirma Silvia Marques de Britto e Silva, chefe do Departamento de Regulação do Sistema Financeiro do Banco Central (BC). O usufruidor pode também obter crédito em outra instituição para a liquidação da dívida com o seu cartão.

O cliente que ainda tem saldo de crédito rotativo de fatura anterior, ele pode liquidá-lo integralmente com recursos próprios ou alcança-lo por meio da instituição emissora do cartão, gerado numa parcela futura.

As novas regras destinam-se ao uso do cartão de crédito, tornando mais eficiente e acessível oferecendo para as instituições emissoras dos cartões formas de perfeiçoar o gerenciamento de risco de crédito. Gerando o fluxo de caixa moldado ao perfil do usufruidor.

O Código de Defesa do Consumidor estabelece que, na concessão de financiamentos, é assegurada ao consumidor a liquidação antecipada do débito, total ou parcialmente, mediante redução proporcional dos juros e demais acréscimos.

Caso você se sinta lesado de alguma forma, acesse a plataforma do advogado online para defesa do consumidor e saiba como defender seus direitos.

Compartilhar este post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados