A Confiança do Consumidor no Brasil

A Confiança do Consumidor no Brasil

De acordo com o Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (Inec) subiu 3,1% no mês de agosto em relação a julho e alcançou 104,7 pontos, registrando o maior número desde 2016, quando o Brasil ainda enfrentava a recessão. Com isso ocorreu o segundo crescimento consecutivo, ambos acima de 3%, modificando a queda observada em junho, destaca a Confederação Nacional da Indústria (CNI), responsável pela elaboração do estudo.

A melhora da confiança é expressiva”, avalia o gerente executivo de Política Econômica da CNI, Flávio Castelo Branco, que atribui o resultado à proximidade das eleições. “Os consumidores, que são os eleitores, esperam que o governo eleito melhore a situação da economia, o que terá um impacto positivo na vida das pessoas. Por isso, os brasileiros estão mais otimistas”, avalia Castelo Branco.

O aumento ocorre pelo fato da população, se sentir mais segura e otimista com o desempenho que anda acontecendo na inflação, o aumento de empregos gerando maior renda na família, mesmo com o aumento a população se previne afim de evitar cair em dívidas.

Índices apontam o desemprego subiu 3,1%, que a inflação estava com a perspectiva de crescimento em torno de 3,2%, e a renda familiar 5,6% em relação ao mês de julho.  A expectativa em relação à situação financeira aumentou 6,4% e o de endividamento cresceu 2,8% frente ao mês passado. Quanto maior o índice, maior é o número de pessoas que esperam queda na inflação e no desemprego, aumento da renda pessoal, melhora da situação financeira e menor endividamento nos próximos seis meses.

De todos os componentes do Inec, o indicador de compras de maior valor foi o único que apresentou piora, com queda de 0,2% em relação a julho, “mostrando que, mesmo mais otimistas, os brasileiros estão cautelosos e preferem adiar as compras de móveis, eletrodomésticos e outros bens de maior valor”.

Esta edição do Inec, feita em parceria com o Ibope, ouviu 2.002 pessoas em 141 municípios entre 16 e 20 de agosto.

Compartilhar este post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

Abrir chat
1
Olá! Como podemos ajuda-lo?
Olá! Você necessita de alguma assistência jurídica? Nossos advogados estão prontos para te ajudar em questões envolvendo os seus direitos como consumidor.