Cobrança Tarifa Bancária

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Bancos tem suas tarifas cobradas com diferença de até 260%.

A tarifa que os bancos cobram dos clientes por determinados serviços tem uma variação de até 260% de um banco ao outro, conforme a pesquisa do Procon-SP. A distinção ocorreu na compra e venda de moeda estrangeira. A menor tarifa foi de R$ 25, no Bradesco, e a maior, de R$ 90, no Safra, de acordo com o levantamento.

Ao levantar os valores dos pacotes e serviços oferecidos por eles, a maior oposição entre eles foi de 32%. Foi pesquisado seis instituições financeiras: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú Unibanco, Safra e Santander. Os dados foram coletados nos sites dos próprios bancos no dia 6 de junho.

Os bancos têm a obrigação de oferecer quatro tipos de pacotes de serviços padronizados pelo Banco Central – pacotes padronizados I, II, III e IV, eles têm uma quantidade de serviços que o cliente ganha. A maior diferença encontrada foi no Pacote Padronizado IV, o menor valor cobrado foi de R$ 31,00 pelo Safra e o maior de R$ 41,00 pelo Itaú, diferença de 32,26%.

Comparando os valores praticados em 2017 e 2018 pelas instituições pesquisadas, referente aos quatro pacotes padronizados, verificou-se que o valor médio aumentou em todos, sendo a maior variação positiva no pacote padronizado IV, em 06/06/2017 o valor médio foi de R$ 35,76 e em 06/06/2018 foi de R$ 38,09, uma elevação de 6,53%.

O Banco Central orienta que deve existir serviços gratuitos, é significativo o usuário constatar se de fato os serviços essenciais gratuitos atendem as suas necessidades, antes de optar por um pacote. A contratação do pacote não é obrigatória, não podendo ser imposta pelo Banco.

No caso de optar por contratação de um dos pacotes padronizados, o consumidor deve verificar se os serviços inclusos e suas respectivas quantidades estão de acordo com a utilização.

Recomenda-se observar se a instituição financeira oferece algum desconto no pacote em função do relacionamento com o banco.

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