Empresas reivindicam junto a Anvisa novos alertas nos rótulos dos alimentos

Solere Consumidor Online - Modelo de alertas nos rótulos dos alimentos

Empresas reivindicam junto a Anvisa um novo modelo de alertas nos rótulos dos alimentos.

As indústrias alimentícias reivindicam junto à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para que inclua um modelo adequado de alerta sobre o teor de açúcar, gordura e sódio nos rótulos dos produtos.

Na época atual, as regras vigentes que transformarão as embalagens, tendem a ser o centro das discussões na Anvisa. O propósito é facilitar o consumidor a escolher seus alimentos, cientes do que estão ingerindo. Com isso ajudaria a diminuir a obesidade no país, um problema que abrange cerca de 18,9% da população.

A Anvisa em seu primeiro relatório técnico deu parecer contrário às propostas das companhias, que protegem incluir uma espécie de aviso na frente dos rótulos.

A Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação (Abia) vêm pressionando para que tenha um modelo próprio. Conforme relata o presidente-executivo da associação, João Dornellas, uma nova proposta foi apresentada. Um novo modelo onde estará de forma bem legível indicando o teor de açúcar, sódio entre outros.

Embora a discussão, a grande maioria dos que participaram da consulta concorda que é preciso modificar os rótulos. Entre os pesquisados, 90% afirma ter dificuldade em identificar o teor nutricional dos alimentos com base nas informações das embalagens atuais, segundo estatísticas preliminares da Anvisa.

A agência assegura que todas as sugestões serão analisadas e respeitadas na decisão final e diz que o relatório fez uma avaliação robusta do cenário internacional e da literatura científica disponível.

Caso você se sinta lesado de alguma forma, acesse a plataforma do advogado online para defesa do consumidor e saiba como defender seus direitos.

Compartilhar este post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados