4 dicas para comprar imóveis com segurança

Solere Consumidor Online - 4 dicas para comprar imóveis com segurança

4 dicas para comprar imóveis com segurança.

Todas os brasileiros sempre sonharam adquirir a casa própria para fugir do aluguel e de taxas de condomínio. Além da questão financeira, a realização de um projeto de compra de um bem imobiliário requer muitos cuidados. Veja as 4 dicas para comprar seu imóvel com segurança:

  • A solicitação de documentos de comprovação de propriedade é essencial, porém muitos compradores ignoram a importância dessa documentação. O velho hábito de pensar que o ocupante do imóvel é o proprietário, pode trazer sérios problemas o futuro, no momento de regularização do imóvel. O indivíduo que está ocupando o local pode estar apenas e passagem. As aparências são muito enganosas! Desse fato, recomendamos vivamente a solicitação uma cópia da matrícula do imóvel emitida pelo cartório de Registro de Imóveis para verificar se o vendedor é realmente a pessoa que diz ser.
  • Exigir certidões dos vendedores é uma maneira de certificar-se que o vendedor não possui débito e que esteja garantido pelo imóvel. Essa documentação pode ser:  certidão de regularidade fiscal, distribuição falência e concordata, certidão negativa de débitos trabalhistas.
  • Verificar todos os débitos do imóvel antes de assinar qualquer documento de conclusão de compra/venda. Aconselhamos analisar todas as fichas de pagamento de IPTU, taxa de incêndio e condominial, eventuais impostos cobrados no local. É necessário verificar também, se todas as contas referentes aos encargos (água, luz, gaz) está atualizadas. Caso o imóvel apresente dívidas pendentes, faturas em aberto e/ou impostos irregulares, será necessário que o vendedor pague os débitos existentes ou o renegociar o valor do imóvel descontando os débitos em aberto.
  • Milhares de pessoas pensam que são proprietários de um determinado imóvel (casa ou apartamento) por possuir apenas a escritura, porém isso é um engano. Oficialmente, a pessoa passa a ser considerada proprietária, apenas se a documentação estiver registrada no cartório de registro.

Remendamos igualmente que o comprador seja acompanhado por advogado no momento da transação do imóvel.

Compartilhar este post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados